História - Empresa MARION

Com a aquisição pela Bucyrus da Marion Power Shovel Company em 1997, segundo maior fabricante de dragline no ramo de negócios, ficando atrás apenas da própria Bucyrus, chega ao fim a intensa rivalidade de concorrência entre as duas empresas, que já durava cerca de 113 anos.

A Marion se estabeleceu em 1880 como Marion Steam Shovel Dredge Company e se transformou em um dos fabricantes de ponta de máquinas de escavação. Essa empresa fabricou sua primeira dragline em 1939 e tornou-se protagonista no fornecimento de escavadeiras gigantes de remoção de rejeitos (separação) para a indústria carvoeira e também a primeira a colocar em operação uma escavadeira de lança longa giratória para remoção de rejeitos, na América do Norte, em 1911.

A sucessão de escavadeiras gigantes da Marion, muitas delas quebrando recordes mundiais, culminou na maior do mundo em 1965. A Marion 6360, na Mina Captain, em Illinois (EUA), controlava caçambas de 138 metros cúbicos (180 jardas cúbicas). Com um peso estimado de 15.000 toneladas (13.600 toneladas métricas), esse equipamento ainda mantém o recorde como a máquina terrestre móvel mais pesada já construída. A Marion entrou no ramo de Dragline em movimento em 1939 e, somente três anos mais tarde, produziu a maior Dragline até aquela época. Em abril de 1946, a empresa alterou seu nome para Marion Power Shovel Company para refletir ainda mais de perto os seus produtos.

A Marion também se sobressaiu quando construiu para a NASA, em 1965, os transportadores do famoso foguete lunar Apollo. Com base na tecnologia de armação da escavadeira de remoção de rejeitos, os dois transportadores diesel-elétricos foram projetados para transportar a espaçonave e os foguetes lunares montados do edifício em Cabo Canaveral até a plataforma de lançamento, numa distância de três milhas. Esses veículos gigantescos que pesam 3.000 t (2.722 toneladas) sem carga são movidos por seis grupos diesel-geradores, produzindo 7.600 de potência em cavalo-vapor (5.667 quilowatts). Ainda em uso hoje, os transportadores tomaram parte na maioria dos principais programas espaciais, incluindo o Ônibus Espacial (Space Shuttle).

A aquisição da Marion ampliou a linha de produtos da Bucyrus, acrescentando mais de 120 draglines à sua frota e permitindo que esta obtivesse uma riqueza de dados técnicos relativos aos conceitos de projeto e desempenho histórico desse até então maior concorrente. A versão atualizada de algumas antigas máquinas da Marion está agora sendo comercializada sob a bandeira da Bucyrus. O reforço da linha de produtos de escavadeira com a Marion 351M (atual 595B), juntamente com as escavadeiras bem-sucedidas da série 495, coloca a Bucyrus em uma posição ideal para atender aos requisitos do cliente.